Sobre
As funcionalidades do aplicativo
O papel do aplicativo na divulgação de dados de qualidade da água
O aplicativo Qualidade das Águas tem a função de divulgar, em um único canal, dados de qualidade das águas publicados em diferentes locais, como: monografias e teses publicadas em bibliotecas virtuais, relatórios de qualidade publicados em plataformas ligadas ao saneamento e preservação ambiental, artigos publicados em periódicos científicos, entre outros.
Acesso e comparação dos dados
As fontes originais dos dados podem ser acessadas por meio do link disponibilizado próximo ao dado, na aba de pesquisa.
Junto aos dados de qualidade das águas, tem-se como meta apresentar uma comparação do valor observado com os limites exigidos em legislação, quando houver, e ainda, fornecer informações quanto à definição do parâmetro de qualidade, seu efeito à saúde e ao meio ambiente.
Estas funcionalidades do aplicativo permitem atingir o objetivo de levar uma informação completa sobre a qualidade da água à população interessada.
Inclusão e escopo dos dados
A pesquisa, leitura e inserção dos dados no nosso aplicativo é realizada continuamente por pesquisadores da área, os quais solicitaram o registro por meio do link disponível no aplicativo.
Os dados apresentados retratam um resultado já publicado em um outro local ou fonte bibliográfica, na qual consta a descrição da metodologia de análise e método de coleta de amostra. Além disso, os dados podem ser oriundos de amostras simples, ou seja, obtidas de uma só coleta, e sendo assim, retratam a realidade da qualidade para aquele momento e data e não necessariamente retratam a realidade atual da fonte de água.
Dentre os dados repassados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde RS, existem coletas e análises realizadas que não estão publicadas no aplicativo, por não possuírem latitude e longitude.
As referências utilizadas para compilar essas informações estão relacionadas no seguinte arquivo:
Referências utilizadas no aplicativo Qualidade das ÁguasPara esclarecer quaisquer dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo ou sobre os dados divulgados, entre em contato por meio de nosso e-mail.
Bom proveito!
Trajetória e Equipe
O aplicativo Qualidade das Águas nasceu em 2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo, a partir de uma ideia de "escrever um artigo científico de revisão", da estudante Kananda Silveira da Silva, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Ao ser relatada a ideia, foi proposto que, ao invés de escrever um artigo, a publicação dos dados poderia ser feita em um meio digital que pudesse ser constantemente atualizado, visto que havia uma lacuna no sentido de informar a população não acadêmica sobre a qualidade das águas.
Neste início, o projeto foi elaborado e houve a adesão do estudante Felipe Luis Kapelinski, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a proposta de criação de um sistema de divulgação da qualidade das águas.
Assim, foi iniciada uma trajetória de procura por parceiros e meios de construir um canal de divulgação online, aberto ao público e que pudesse ser constantemente atualizado.
Ao final de 2019 foi firmada uma parceria com o então professor da UFFS, Dr. Fernando Bevilaqua, que motivou a construção de um aplicativo, em formato de mapa interativo, compilando todas as informações de forma simples e agradável aos usuários.
O desenvolvimento do sistema seguiu, passando por diversas modificações e muitos colaboradores.
No ano de 2022 foi feita a submissão do projeto ao EDITAL FAPERGS 10/2021 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO ARD/ARC, do qual foi aprovado e contemplado com fomento, possibilitando a contratação de serviço para o desenvolvimento do aplicativo.
Neste momento de submissão do projeto, foi fundamental a parceria com o Me. Lucas Rodrigues Piovesan, realizando importantes contribuições no texto.
Atualmente as atualizações e manutenções corretivas do aplicativo estão sob a coordenação do Prof. Dr. Luciano Lores Caimi, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó.
Parceiros e Colaboradores
Desde o início, o projeto contou com o envolvimento de diversas pessoas e instituições, que contribuíram com seus conhecimentos e demonstraram dedicação para alcançar o objetivo proposto.
Segue a relação dos parceiros, que se amplia constantemente, aos quais o projeto agradece carinhosamente:
Apoiadores
Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo (UFFS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (CEVS-RS), Serviço Geológico do Brasil (SGB), CBH do Rio Taquari-Antas, CBH do Rio Pardo, CBH do Rio Tramandaí, CBH do Rio Ibicuí, CBH dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, CBH do Rio Mampituba, CBH dos Rios Apuaê-Inhandava; Ademar José Bertolo, Alcione Aparecida de Almeida Alves, Alexandre Swarowsky, Ana Carolina Ferreira Antonini, Ana Elisa Bobrzyk, Bruna Bordignon Vian, Clovia Marozzin Mistura, Elvis Carissimi, Endi Adriano Fures, Ester Wolff Loitzenbauer, Felipe Luiz Kapelinski, Fernando Bevilacqua, Fernando Bock, Geovan Rodrigues da Silva Carvalho, Janaína Camila Soares de Melo, Jaqueline Steffler Leobett, Jéssica Adriane Barth, Jéssica Piovesan Bertolo, Jovenilsom Vieira de Souza, Ildemar Mayer, Kananda Silveira da Silva, Liziara da Costa Cabrera, Lucas Rodrigues Piovesan, Lucelia Hoehne, Luciano Lores Caimi, Iara Denise Endruweit Battisti, Márcia Pasin, Maria Cristina de Almeida Silva, Mateus Martelli, Millena Beatriz Bertolo, Odivan Zanella, Pablo Lemos Berned, Renata Farias Oliveira, Renata Rabello, Rodrigo Fernando dos Santos Salazar, Sergio Cechin, Tânia Regina de Souza, Vinícius Beppler dos Reis.
Um cordial abraço e desejos de continuidade.
Manuela Gomes Cardoso, coordenadora atual do projeto.
Cerro Largo, Rio Grande do Sul, 2025.